Saiba a diferença dos domínios .com, .net e .com.br

por Ricardo Silva
Leitura estimada em 2 minutos.

A maioria dos clientes que querem registar um domínio tem esta dúvida. Os domínios internacionais populares são: .com, .net, .org. Existe uma infinidade de TLDs internacionais (terminações de domínio ou top level domains) que levam os clientes a não saber por qual optar para uso em seu website.

Não existem diferenças no aspecto tecnológico ou de desempenho, os domínios brasileiros (.com.br, .net.br e outros terminados em .br) são apenas indicados no Brasil, assim como cada país tem o seu ccTLD ( country code level domain).

Uma influência que temos em domínios internacionais seria no caso do SEO (otimização de site para buscadores), já que na ferramenta do Google Webmaster é indicado informar o país no qual este domínio deseja indexar. Já nos domínios nacionais ou com terminações do referente país, esta informação já não é necessária, pois é compreensível um website que termina em .br, significar que é do Brasil, como um .ar é da Argentina.

Facilite para seus clientes e visitantes, aqui todos temos o costume de acessar um site pela TLD mais comum, a .com.br. Porém, se você simpatiza com uma TLD internacional, seria interessante considerar ter os dois, sendo que um poderia redirecionar para o outro.

Já pelo custo que um domínio tem, vale a pena registrar todos os domínios disponíveis para a sua empresa. Porque evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa. O custo de um domínio costuma ser baixo. Você pode registrá-lo por um período de vários anos para não se preocupar tão cedo com a renovação.

Lembre-se domínio é seu endereço na internet.

O que acha de pesquisar a disponibilidade do seu próximo domínio? Acesse aqui nossa ferramenta.

Deixe o seu comentário!