Acabando com as mensagens de Spam via site

por Ricardo Silva
Leitura estimada em 3 minutos.

Existe uma nova maneira de fazer marketing, ou melhor, spam marketing, antes de explicar como esse processo malicioso funciona, e como se proteger, vou te contar uma história.

O primeiro Spam

As mensagens de Spam são conhecidas por todos, mas poucos sabem que essa luta começou antes mesmo da internet como conhecemos. Em 1971 Peter Bos enviou uma mensagem para todos os usuários de uma rede ARPANet dizendo: “Não há caminho para a paz. Paz é o único caminho.“. A mensagem foi considerada inadequada e gerou discussão, afinal a ARPANet era usada para assuntos do governo Norte-Americano.

No final vou adicionar um link caso queira mais detalhes dessa história.

Anti-Spam para e-mail

Mensagens de spam por e-mail tem sido fortemente combatidas. Além das configurações corretas no servidor de e-mail e frequência dos envios, os sistemas anti-spam também verificam os dados da mensagem. Eles possuem uma série de regras e as pontuam. No final a mensagem é classificada como Spam ou não conforme o total de pontos.

Mensagem de Spam via site

Os e-mail enviados pelo seu próprio site não são Spam, afinal é enviado do seu próprio domínio e você sempre os lê.

Levando isso em consideração surgiu sistemas que fazem pesquisa na internet através de palavras chave e encontram nos resultados seus alvos. Entram nos sites dos resultados encontrados, buscam uma página com formulário de contato, preenchem com uma mensagem configurada previamente e enviam pelo seu próprio site se passando por uma pessoa real.

Agora você acaba recebendo mensagens reais via site e spam na sua Caixa de Entrada.

Resolvendo o problema

Você já se deparou com aquelas letras ou números estranhos em uma imagem para você ler e digitar, isso chamamos de Captcha. Ela é usada para evitar o acesso de robôs ?, afinal eles não conseguem ler como nós.

Mas não é bem assim, afinal hoje é muito popular e até comum criar e treinar uma “inteligência artificial” para aprender a detectar um padrão e resolvê-lo.

O problema da Captcha e outras soluções parecidas é que enche o saco do seu cliente e prejudica seu negócio na internet ?.

Resolvendo sem causar mais problemas

Para deixar os usuários felizes ? e também nossos clientes ?, nós utilizamos duas estratégias!

A primeira é a verificação e classificação da mensagem na qual usamos um sistema próprio ou utilizamos serviços como o Akismet.

A segunda é a criação de uma armadilha na qual somente os robôs caem, assim podemos detectá-los facilmente, essa técnica pode ser chamada de HoneyPot.

Agora com a classificação da mensagem e a armadilha você nosso cliente vai receber e-mails via site de pessoas reais sem atrapalhar suas conversões de lead ou venda ?.

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